Análise de erros e concepções de estudantes da licenciatura em Biologia em relação à matemática

Coordenador:
* Antonio Fabio do Nascimento Torres

Docentes:
* Elizeu Odilon Bezerra Filho

Discentes:
* Ryan Alif Rocha do Nascimento

Resumo:

Este projeto tem por objetivo maior identificar os erros matemáticos cometidos por estudantes ingressantes da Licenciatura em Biologia do IFRN, campus Macau, do período 2020.1 . Para tanto, pretende-se aplicar um questionário do tipo semiaberto, aonde, além de ser um subsídio para identificar e classificar os erros dos alunos, servirá também para analisar como os discentes percebem a matemática e sua relação com a Biologia. Para análise dos dados coletados, utilizaremos a análise de conteúdo na perspectiva de Bardin (2016). Esperamos, ao fim da pesquisa, ter um bom entendimento das dificuldades que os calouros da licenciatura em Biologia possuem em matemática, e, a partir disso, traçar diálogos e aproximações com os professores de matemática que lecionam no curso, a fim de juntos encaminharmos estratégias metodológicas que possam ir ao encontro das necessidades desses alunos.  Este projeto tem por objetivo maior identificar os erros matemáticos cometidos por estudantes ingressantes da Licenciatura em Biologia do IFRN, campus Macau, do período 2020.1 . Para tanto, pretende-se aplicar um questionário do tipo semiaberto, aonde, além de ser um subsídio para identificar e classificar os erros dos alunos, servirá também para analisar como os discentes percebem a matemática e sua relação com a Biologia. Para análise dos dados coletados, utilizaremos a análise de conteúdo na perspectiva de Bardin (2016). Esperamos, ao fim da pesquisa, ter um bom entendimento das dificuldades que os calouros da licenciatura em Biologia possuem em matemática, e, a partir disso, traçar diálogos e aproximações com os professores de matemática que lecionam no curso, a fim de juntos encaminharmos estratégias metodológicas que possam ir ao encontro das necessidades desses alunos.